Reveillon
A festa do Ano Novo, reúne todos no Quadrado para uma belíssima queima de fogos atrás da famosa igreja. Na mesma noite, acontecem festas badaladíssimas em vários pontos das praias de Trancoso, Arraial D’Ajuda e Caraíva.
Festa de Reis 06/01
A festa de Reis é uma comemoração folclórica, com samba de couro e o boi bumbá. Durante a festa, que acontece no Quadrado, os participantes cantam a música tradicional que conta a história da importância do boi e seus personagens. Todos se divertem muito, inclusive as crianças.
São Sebastião 19/01
A festa se inicia no ano anterior com a escolha do festeiro, que irá oferecer o almoço, bebidas e decoração aos participantes. Na noite do dia 18 de janeiro, na Casa das Festas localizada no Quadrado, o tradicional samba de couro inicia a comemoração com uma música que conta histórias da vila e se repete ao longo da festa. Um palco recebe bandas regionais de forró, como por exemplo a cantora Elba Ramalho, com muita alegria durante toda a madrugada. Ao amanhecer, um grupo de pessoas acompanhado do samba de couro, busca o novo mastro até a frente da igreja. Ao meio-dia é servido na Casa das Festas, o almoço e no final da tarde é realizada a missa e a procissão, seguida da puxada de mastro. O mastro sagrado é trocado todos os anos e tem uma pintura feita pelo artista local, Valquito Lima que dá continuidade à tradição de seu avô. O mastro levanta a nova bandeira do Santo, pintada pelo artista Damião.
- Iemanjá 02/02
No dia 02 de fevereiro é o dia de Iemanjá, uma divindade considerada a rainha dos mares. Nesta data, pela manhã e ao longo do dia, são realizados alguns rituais que celebram a mãe das águas. Grupos da Umbanda e Candomblé, com suas baianas de vestimenta típica branca e azul, pais e mães de santo e seus devotos; trazem a cultura de suas cantorias, saudações e oferendas à orixá para a beira do mar. Água de cheiro e muitas flores são oferecidas a ela no mar, pelos grupos que acompanham a celebração. Barcos com a oferenda também são levados até o alto mar. Uma celebração muito bonita de participar ou apenas admirar.
- São Brás 03/02
A festa de São Brás tem início da noite do dia 02 de fevereiro e acaba apenas ao anoitecer do dia 03. Suas comemorações se assemelham à festa de São Sebastião, inclusive a música que ressoa como um mantra e se troca apenas o nome do Santo homenageado em sua letra. A energia do povo que comemora essa data tão especial, contagia os visitantes que são muito bem vindos para participar e aprender um pouco sobre as tradições locais.
- Carnaval
Durante o carnaval, Trancoso é uma boa opção pra quem prefere apenas curtir os dias de sol nas belas praias, relaxar e descansar, pois não apresenta uma agenda com opções de festas carnavalescas, como no Rio de Janeiro e Salvador.
Mas pra quem gosta de um sossego, sem deixar esse feriado passar em branco, temos uma festa já consagrada, a Miss Drag Queen, organizada pela grande festeira e proprietária do saudoso clube Para Raio, Claudia Pizzimenti. Criada no início dos anos 2000, a festa passou a ser itinerante e acontece todos os anos na segunda-feira de Carnaval, com um concurso de Drags muito engraçado e divertido. Descole uma fantasia criativa e se jogue nessa festa animada! Depois de anos no Para Raio, essa noite de muitas cores e purpurina, já passou pela pousada Estrela D’Água e pelo Flyclub, os dois localizados na Praia dos Nativos.
- Divino Espírito Santo 19/05
A festa do Divino Espírito Santo é uma manifestação religiosa da igreja católica, considerada um bem cultural e imaterial da Bahia. Missa, procissão e cantoria fazem parte da celebração, onde o Imperador do Divino e devotos agradecem pelas graças alcançadas. Um delicioso buffet é servido pela família responsável pela festa, aos devotos e moradores.
- São João 24/06
A festa junina de São João começa no final da tarde e é comemorada no Quadrado, com quermesse, música, fogueira e quadrilha, além da troca de mastro, que levanta a bandeira de São João.
Barracas ao redor da praça trazem deliciosas comidas regionais, como o mungunzá, amendoim cozido e o famoso quentão baiano, feito com licor de Jenipapo.
Depois da comilança, se aqueça na fogueira e se deixe levar pelo ritmo do forró a noite inteira. Essa festa é muito alegre e esperada pelos moradores locais e de toda região, também já conhecida pelos turistas que visitam Trancoso nessa época do ano e se divertem com a festa mais tradicional de todo Nordeste.
- São Pedro 29/06
A festa de São Pedro é comemorada logo pela manhã, pelos pescadores e amigos, na Praia dos Coqueiros. São eles, seus maiores devotos, por ele ser considerado o santo padroeiro dos pescadores. Uma festa modesta, mas de muito amor e agradecimento ao santo protetor. São Pedro também tem seu mastro e bandeira, que são trocados e erguidos anualmente na Praia dos Pescadores, logo no início da Praia dos Coqueiros.